Gestão de Comunidades

A palavra Comunidade vem do termo em latim “Comunitate” que significa “compartilhado”.

Atualmente, esse termo vem ganhando significados muito mais amplos, deixando de ser somente um conjunto de indivíduos que vivem próximos. Com a chegada da internet a formação de comunidades foi muito facilitada, permitindo que as pessoas se conectassem umas com as outras sem perder a sua individualidade.

Depois de muito estudar e trabalhar com comunidades, chegamos a uma definição mais completa sobre o termo. Para nós, aqui na FOCO, comunidade é todo o grupo de pessoas que possuem poder de voz, se unem em prol de interesses comuns, compartilham o mesmo território físico ou virtual e impactam ou são impactados por uma marca.

A força de uma comunidade está na sua capacidade de mobilização e articulação. Por isso, a comunicação é o principal pilar para a construção de um relacionamento da marca com os públicos que formam determinada comunidade. É importante dizer que uma comunidade só se forma a partir de um interesse em comum. De nada adianta ter várias pessoas juntas e esperar que elas sozinhas formem a comunidade. É preciso encontrar um caminho, apontar uma direção e criar um espaço, físico ou digital, para que essa interação aconteça.

Muitos negócios utilizam essa ideia de comunidade para reunir pessoas interessadas em seus produtos ou serviços, com o objetivo de fortalecer a conexão do público com a marca. Ao se relacionar com comunidades é preciso promover o diálogo, estimular o engajamento, atrair e fidelizar o público.

Afinal, quem não gosta de se sentir ouvido e representado? Não é mesmo?

Mas, o que é Gestão de Comunidade?

Gestão de Comunidade é uma forma de conduzir projetos e negócios com foco no entendimento do que é realmente relevante para determinado grupo que se relaciona com uma determinada marca. É uma estratégia direcionada, especialmente, ao atendimento das necessidades e potencialização das vocações de uma comunidade. O principal objetivo é aprimorar o relacionamento em todas as situações em que a marca realizar alguma intervenção que gere efeito na comunidade, reduzindo ruídos e ampliando o diálogo.

Isso pode ser feito de várias formas, como por exemplo, a formação de grupos e fóruns online, eventos presenciais, rodas de diálogo, investimento social e ambiental, relacionamento com influenciadores e vários outros. O importante é conhecer a comunidade, entender suas expectativas e seus desejos, para então realizar ações que façam sentido, gerem uma boa experiência e proporcionem conexão positiva com a marca.

E o que faz um Gestor de Comunidade?

O Gestor de Comunidades é o responsável por zelar pelas relações entre a marca e os públicos. Ou seja, ele direciona as ações de comunicação e relacionamento para que as pessoas se conectem entre si e com o negócio. Ele cuida da imagem da empresa, interage de forma estratégica com os públicos de relacionamento e conduz para que todas as partes sejam ouvidas e consideradas na tomada de decisão.

Mas, como saber se o profissional é um bom Gestor de Comunidade?

Sabendo que o gestor de comunidades trabalha diretamente com a interação entre pessoas, a principal qualidade desse profissional é a inteligência de relacionamento. Saber se posicionar e comunicar de forma positiva e assertiva com as pessoas é essencial. Além disso, deve ter certas habilidades e atitudes como: empatia, paciência, gentileza, proatividade e criatividade.

Para ser um bom profissional de relacionamento com comunidades é necessário ter inteligência emocional, saber se adaptar às mudanças e ter uma boa visão estratégica. Deve saber planejar e executar ações que gerem resultados efetivos.

Os benefícios de ter um especialista em gestão de comunidades são vários. Seus públicos-alvo tendem a permanecerem fiéis e verdadeiramente engajados. Sua comunicação é mais direta e assertiva pois é pensada e direcionada para cada público. Ao entender as dores e necessidades das comunidades é possível estabelecer uma conexão mais real e sincera, criando laços duradouros e mais rentáveis para o negócio.

Autores
Fabrício Soares
Joanna Del Papa