Comunicação Interna e Comunicação Externa: O que é e por que integrar?

A comunicação corporativa é uma área indispensável para a qualificação da reputação de toda empresa com seus públicos de relacionamento. Essa área é responsável por qualificar a exposição dos atributos de uma companhia na imprensa e com outros stakeholders, além de reforçar o engajamento e a aderência dos colaboradores à cultura organizacional. Percebe-se em muitas organizações a divisão do setor em comunicação interna e externa, com times dedicados e com competências específicas para cada uma dessas esferas. Precisa-se, contudo, refletir sobre como essa dinâmica pode contribuir para a melhor execução da estratégia da empresa. Antes de qualquer conclusão, vamos entender as definições e atribuições dessas disciplinas.

Comunicação interna

Comunicação interna é o esforço de realizar a disseminação de informações relevantes de uma empresa para suas lideranças, colaboradores e freelancers. Tem o objetivo principal de alinhar com esse público as principais mensagens estratégicas da companhia a fim de deixar todos cientes e engajados com temas caros à organização, como campanhas de saúde, novos direcionamentos e formas de agir, conquistas, desafios, entre outros.

Por meio da Comunicação Interna, a empresa transmite a sua cultura organizacional – ou o seu jeito de ser e agir -, em um discurso que reforça os valores da corporação. Não é preciso destacar que a cultura é o principal pilar de sustentação das estratégias de uma empresa e que precisa ser trabalhada constantemente com a liderança e os colaboradores.

A Comunicação Interna conta com o apoio de canais para a disseminação de conteúdo. E-mail Marketing, TV corporativa, Intranet e jornais são alguns exemplos de formas de trabalhar as informações estratégicas da empresa. Para ser mais assertivo nessa comunicação, é preciso realizar pesquisas com os colaboradores e entender qual a realidade da empresa e suas principais necessidades.

Na gestão de uma crise, a comunicação interna também é fundamental para que todas as lideranças, colaboradores, parceiros e fornecedores saibam da própria empresa o que aconteceu e quais as atitudes estão sendo tomadas.

Comunicação externa

Importante ressaltar que, neste artigo, estamos trabalhando a Comunicação Externa dentro de um contexto corporativo, de comunicação institucional, não levando em conta ações de Makerting ou de Atendimento ao Cliente. Comunicação Externa, portanto, é toda informação

divulgada para para públicos fora da empresa. São conteúdos relacionados a algum produto, estratégia, comportamento, movimentação de executivos ou outras novidades. Com o objetivo de realizar a gestão da reputação da marca de uma organização, a Comunicação Externa compartilha conteúdos e promove ações com diversos stakeholders, como comunidades de influência, fornecedores, veículos de imprensa, clientes, poder público, entre outros.

O time responsável por realizar esse trabalho é dinâmico e multidisciplinar. Com um planejamento estratégico claro, a Comunicação Externa pretende elaborar ações direcionadas a cada público de interesse de forma diferenciada, respeitando a particularidade de cada um. Conta, normalmente, com assessores de imprensa – profissionais responsáveis pela comunicação com jornais, revistas, rádios e portais; analistas de relacionamento, aqueles que estão próximos de comunidades, poder público (Câmara de Vereadores, Prefeitura, Assembleia, entre outros); e social medias, os que cuidam da gestão dos canais digitais corporativos da empresa.

A Comunicação Corporativa é uma das áreas chave na gestão de crise por liderar a comunicação com os stakeholders. Tem a responsabilidade de transmitir as mensagens de forma correta e alinhada às estratégias da empresa, evitando ruídos e mantendo todos os públicos de relacionamento informados.

Integração

Depois de entender a especificidade de cada área – Comunicação Interna voltada para os colaboradores e lideranças; e Comunicação Externa para todos os stakeholders de fora da empresa -, é preciso refletir sobre a relação entre essas duas áreas para que a estratégia de uma organização seja amplamente vivida.

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, tanto a Comunicação Interna quanto a Comunicação Externa precisam trabalhar juntas para que o discurso e a identidade da empresa sejam coerentes. As duas áreas trabalham com informações distintas, apoiadas em estratégias diferentes e direcionadas para públicos específicos. Porém, com a internet, os conteúdos se tornaram mais fluidos e fáceis de serem disseminados. Por isso, é muito importante que as duas disciplinas trabalhem em sinergia.

Um exemplo claro da necessidade de integração é quando um colaborador que fica sabendo de uma novidade de sua empresa por uma notícia no jornal ou por alguma pessoa de sua comunidade e não pela própria organização. Essas situações desmotivam toda uma equipe, que se sente preterida por não ser priorizada no recebimento de informações relevantes para ele e para o negócio.

Portanto, a palavra de ordem para as Comunicações Interna e Externa é integração. Assim a reputação da marca e o engajamento e o pertencimento dos colaboradores serão preservados e potencializados, gerando resultados relevantes para a estratégia da empresa