A FOCO Inteligência de Relacionamento fez uma lista de dicas estratégicas de comunicação e relacionamento para consolidar sua marca em um mercado cada vez mais competitivo!
Fim de ano é época de balanço. Pessoas refletem sobre o ciclo que está finalizando, revisitam os fatos que marcaram o ano, consolidam as lições aprendidas e fazem as famosas listas de objetivos a cumprir nos próximos 365 dias que estão por vir. Para o ano novo, promessas são feitas para tirar os cronogramas dos papéis, corrigir desvios e seguir em frente!
Com as empresas, não é diferente: relatórios são produzidos e analisados, reuniões são realizadas para analisar o ponto em que se encontram e para onde irão caminhar e, assim, novos objetivos são acordados entre as equipes. E para que o saldo seja ainda mais positivo, é preciso definir estratégias que fortaleçam o atributo de valor da marca, para que ela seja reconhecida e lembrada pela sua autoridade no mercado.
Como é possível fortalecer os atributos de valor de uma marca?
Com uma estratégia de comunicação e relacionamento assertiva, é possível empreender esforços em ações integradas com os objetivos e metas das empresas, fortalecendo assim as relações com os stakeholders que fazem parte do universo de cada marca. O prestígio e a reputação de qualquer marca ou organização dependem disso.
E ao se pensar em comunicação e relacionamento estratégicos, é preciso levar em consideração todos os públicos, ou seja, todos os grupos de pessoas que possuem poder de voz, que se unem em torno de interesses comuns, compartilham o mesmo território físico ou virtual e impactam ou são impactados por uma marca – as comunidades.
A FOCO Inteligência de Relacionamento é uma plataforma de relacionamento especializada na Gestão de Relacionamento com comunidades.
Acreditamos que é na escuta ativa e cuidadosa que está a chave para a tomada de decisões que se transformam em resultados para os negócios, com comunicação e educação das pessoas. Elaboramos e executamos planejamentos estratégicos de comunicação social e relacionamento institucional e desenvolvemos diagnósticos e pesquisas avaliativas com foco na gestão dos públicos estratégicos para as marcas.
Por isso, para auxiliar você na tomada de decisão sobre as estratégias de comunicação e relacionamento para 2023, fizemos uma lista embasada nas principais tendências do mercado.
Como sua empresa está se preparando para os desafios do ano que está chegando?
Confira as 6 dicas da FOCO para 2023:
1 – Incluir a diversidade, de fato, nas ações e projetos da marca: quando as empresas assumem a inclusão das pessoas em seus objetivos de negócios, ela afirma sua preocupação com todas as pessoas e grupos, garantindo o empoderamento humano.
2 – Garantir acessibilidade aos conteúdos por meio da criação e implantação de canais de comunicação dialógicos e consistentes: é preciso se fazer presente em todas as redes de comunicação às quais o público tem acesso. Assim, é possível estabelecer uma comunicação constante sobre ações e projetos que respondam aos impactos positivos e negativos gerados pela marca. A transparência e a verdade devem pautar os relacionamentos e, para isso, é preciso estruturar os meios de comunicação para captar as demandas e expectativas dos stakeholders.
3 – Unir esforços comunicativos on-line e off-line: de fato, os resultados das mídias off-line são de difícil mensuração, então, sua efetividade é pouco mensurável para uma estratégia de branding e de fortalecimento da reputação de uma marca. Já as ferramentas de comunicação digital possibilitam o acompanhamento de indicadores de performance que confirmam ou não a efetividade da estratégia no que diz respeito ao alcance e engajamento dos públicos-alvo. Deve-se planejar um mix de mídias on e off, com o cruzamento de ambas – estratégia de crossmedia.
4 – Valer-se das estratégias de marketing: é imprescindível criar estratégias de atração e fidelização de públicos por meio da disponibilização de conteúdos relevantes em forma de textos, vídeos, e-books e posts em redes sociais. O foco nos resultados de médio e longo prazo deve ser perseguido dia após dia. É preciso que a comunicação esteja conectada às ações e objetivos das empresas, que, por sua vez, não devem se limitar apenas às demandas atuais, devendo buscar atender a desejos e a necessidades futuras do mercado. O marketing precisa caminhar junto à comunicação estratégica.
5 – Utilizar a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar o relacionamento com as comunidades: a tecnologia veio para ficar e é preciso utilizá-la nas estratégias de conexão com os públicos-alvo. Cada vez mais os processos de comunicação requerem o uso de programas e ferramentas digitais automatizadas. A inclusão digital caminha rapidamente e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação é um fenômeno que deve ser considerado nas estratégias de negócio.
6 – Investir nas melhores práticas para posicionar a marca frente às causas urgentes da sociedade atual e das gerações futuras: conceitos como ESG, ODS, Princípios do Equador, Agenda 2030 e accontability devem sair do papel para ganhar forma e vida a partir de ações que considerem, de fato, o meio ambiente, as pessoas e os esforços de governança. Além de contribuir com a vida no planeta, a adesão a pactos globais gera ganhos consideráveis para as marcas, que são cada vez mais instadas a tomar um partido diante dos problemas enfrentados pela sociedade.
Nós, da FOCO Inteligência de Relacionamento, desejamos que suas estratégias de comunicação e relacionamento para 2023 estejam alinhadas com as melhores práticas do mercado e que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da sua marca.
Que o próximo ano seja repleto de vitórias e conquistas!
Boas festas, feliz Natal e um excelente Ano Novo!
São os votos de todo o time FOCO.