COM A RECENTE ADESÃO AO PACTO GLOBAL DA ONU, CONSULTORIA ESPECIALIZADA EM RELACIONAMENTO COM COMUNIDADES INTEGRA AO SEU ESCOPO SERVIÇOS PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DA LICENÇA SOCIAL PARA OPERAR (LSO) E PASSA A OFERTAR SOLUÇÕES PARA O CICLO COMPLETO DE GESTÃO SOCIAL PARA EMPREENDIMENTOS INDUSTRIAIS

 

A FOCO Inteligência de Relacionamento, consultoria especializada na gestão de comunicação e relacionamento com comunidades, comemora sua entrada na rede do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), assumindo compromisso voluntário com a iniciativa e seus princípios sociais, ambientais e econômicos. Dessa forma, passa a agregar ao seu escopo de serviços métodos inovadores para diagnosticar, mensurar e analisar os indicadores da Licença Social para Operar (LSO), ofertando soluções completas em gestão social, em consonância com as melhores práticas de comunicação e relacionamento supranacionais e a legislação ambiental vigente.

 

A adesão ao Pacto Global possibilita o acesso a ferramentas, conteúdos e diretrizes que fortalecem os serviços voltados para a consolidação da reputação social das empresas. O processo de comunicação e relacionamento com comunidades deve começar com o engajamento das partes interessadas, antes mesmo da instalação dos empreendimentos, e tem como alvo o entendimento e aceitação pelas comunidades vizinhas às atividades operacionais das empresas com as quais dividem o território – a LSO.

 

Com isso, a empresa expandiu seu leque de opções voltadas a companhias que lidam com comunidades vizinhas aos empreendimentos, principais atores no processo de construção de marca, e precisam de estratégias de relacionamento que contemplem todo o ciclo de gestão social, que se inicia com o relacionamento com stakeholders e culmina com a obtenção da LSO.

 

A inclusão desse conceito, que gera uma metodologia inovadora ao portfólio de serviços ofertados pela FOCO possibilita que as estratégias de legitimação social sejam mais efetivas, a partir da integração das ações de comunicação e diálogo social em suas estratégias, buscando a aceitação de seus negócios pelos públicos de relacionamento dos empreendimentos.

 

A atuação da FOCO baseia-se na escuta ativa de públicos envolvidos, pilar de todo o processo. A empresa utiliza tecnologia de ponta, para coletar, consolidar, analisar e compartilhar dados quantitativos e qualitativos, de forma georreferenciada, que geram indicadores de análise de performance. Toda a metodologia de trabalho é embasada na literatura científica de referência, na observância de diretrizes e normas socioambientais nacionais e internacionais, na aplicação de métodos de pesquisa validados e pela prática cotidiana da empresa com sua atuação em empreendimentos minerários, de energia, logística e imobiliário. 

 

A adesão ao Pacto Global e a integração de arsenal metodológico para obtenção e manutenção da LSO pela FOCO ampliam as qualificações da empresa para atuar em parceria com outras consultorias e negócios ligados à sustentabilidade, em todas as fases do licenciamento ambiental de pequenos, médios e grandes empreendimentos.

 

Fabrício Soares de Souza, bacharel em Relações Públicas, pós-graduado duas vezes nas áreas de Gestão de Projetos e de Negócios, professor universitário e especialista em Comunicação e Relacionamento Institucional é um otimista que nunca deixou de sonhar alto. Durante cerca de 20 anos, adquiriu experiência trabalhando nas principais consultorias de comunicação mineiras e em empresas de diversos setores econômicos. Mas seu desejo antigo de empreender e montar seu próprio negócio sempre esteve com ele e foi amadurecendo juntamente com a ascensão profissional que ele experimentava a cada novo ciclo de sua carreira.

Foi então que, em 2018, após um longo processo de planejamento, somado à experiência adquirida em duas décadas como relações públicas comunicador social, tomou a decisão do que seria o primeiro passo para a realização de seu grande propósito: fundou a FOCO Inteligência de Relacionamento, consultoria especializada em gestão de comunicação e relacionamento com comunidades. Desde sua gênese, a FOCO vem galgando espaço mercadológico e se aprimorando em um contínuo processo de capacitação, com compartilhamento de saberes adquiridos, atitude respaldada pela crença na capacidade emancipatória do conhecimento e da educação dos públicos. A decisão do especialista foi motivada pela sua coragem para empreender e pela busca por um espaço no qual pudesse atuar profissionalmente guiado por sua visão humanizada dos negócios.

Para que toda essa engrenagem de criação de soluções seja possível, Fabrício conta com especialistas nas mais variadas áreas do conhecimento e valoriza cada integrante da equipe FOCO, considerando-os em suas dimensões pessoais e profissionais e promovendo a integração entre os membros do time. O CEO da FOCO aplica na sua própria empresa os preceitos humanizados norteadores dos serviços que presta em conjunto com seus parceiros.

Fabrício é um visionário que atesta que é possível prosperar como empreendedor e dono das rédeas da própria vida e, ao mesmo tempo, promover um ambiente mais humanista, em um jogo de ganha-ganha. Está sempre antenado às urgências das mudanças de paradigmas nos modelos de negócios necessárias à sobrevivência da vida em um planeta ameaçado por mudanças climáticas, desmatamento, escassez de água, fome e outras moléstias.

 

Teorias e instruções socioambientais mundiais na construção de serviços ofertados

A FOCO desenvolveu sua metodologia exclusiva a partir do estudo sistemático de teorias fundantes dos conceitos ligados à sustentabilidade socioambiental, associado à experiência adquirida na execução de projetos, que possibilitam testar, visualizar e validar as teses por meio da execução prática das soluções em campo. As competências da FOCO estão todas lastreadas por fundamentos teóricos e práticos que norteiam a aplicação das metodologias adotadas pela empresa.

De acordo com KUNCSH (2017, p.46), a FOCO estendeu sua compreensão de que a “comunicação organizacional integrada” é sistêmica e compreende a comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa. Tendo suas convicções validadas por teóricos e pensadores nos estudos sobre comunicação e relacionamento organizacional, a FOCO integrou esse aprendizado à sua prática empresarial.

O alcance dos resultados é possível por meio de estudos sociais, planejamentos estratégicos e execução de projetos customizados, sob uma mesma perspectiva gerencial estratégica: a integração das táticas de comunicação e relacionamento social com sintonia na execução de ações para gerar engajamento por meio do compartilhamento de valor para todas as partes envolvidas. A visão integrada de estratégias de comunicação e relacionamento permite o estabelecimento de relações de confiança com os diversos stkakeholders, junto às comunidades vizinhas, poder público, comunidades tradicionais, lideranças comunitárias, imprensa, entidades e associações.

A boa relação com as comunidades garante um ambiente adequado para o desenrolar dos processos ligados ao licenciamento legal de empreendimentos, sendo um avanço fundamental para a obtenção das licenças ambientais, o acesso a linhas de financiamento em bancos e agências de fomento e a diminuição de riscos e conflitos que possam atrasar cronogramas, bloquear recursos e causar manifestações de repúdio. Essas circunstâncias prejudicam a otenção e a manutenção da reputação social das corporações e podem levar a prejuízos financeiros consideráveis.

A FOCO segue estudando e aperfeiçoando sua metodologia a partir de análises de caso, como por exemplo, o estudo da obra de Ana Lúcia Frezzatti Santiago, uma das maiores especialistas do Brasil em LSO e avaliação de impacto social. A pesquisadora conduziu pesquisas sobre LSO no contexto brasileiro em regiões de vulnerabilidade social, realizando no Brasil uma produção acadêmica antes restrita aos países desenvolvidos.

Segundo SANTIAGO (2018), é consenso que as comunidades anfitriãs são os principais agentes sociais que influenciam a criação da imagem reputacional das empresas junto à sociedade. A razão é óbvia: essas populações, geralmente fragilizadas social e economicamente, são os primeiros públicos diretamente afetados pelas atividades operacionais das companhias, que passam a dividir território com esses grupos sociais e alteram paisagens, locais de moradia, culturas e modos de vida dos povos vizinhos aos empreendimentos.

Além de se basear na ciência para estabelecer seu escopo de atuação, a FOCO está pautada pelas melhores práticas de comunicação e relacionamento nacionais e internacionais, garantidas pelo acesso a ferramentas, conteúdos e diretrizes observadas pela sua adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, com estrita observância às legislações nacionai. Nos últimos anos, a equipe da FOCO vem se debruçando no desafio de transformar o conhecimento em métodos, testá-los e aperfeiçoá-los.

Ao longo de sua atuação, a FOCO consolidou um portfólio com mais de 30 clientes, de diferentes setores e áreas como: Sul Americana de Metais (SAM), Vale, Galvani Fertilizantes, Mineração Vale Verde (MVV), Elera Renováveis, EDF Brasil, Brookfield Brasil, Mineração Rio do Norte (MRN), Lotus Brasil, Nexa Resources, Alcoa, CSUL Desenvolvimento Urbano, VIC Engenharia, BetonMix, Ferreira Rocha Assessoria e Serviços Socioambientais, Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais (AOPMBM), Associação das Indústrias Metalúrgicas de Cláudio (ASIMEC), Produtos Auxiliares Metalúrgicos (PAM), Artesano, Houer Consultoria e Concessões e Unipac Teófilo Otoni. Por questões de confidencialidade, não é possível dar detalhes acerca dos trabalhos desenvolvidos a esses importantes players. Mas é possível afirmar que os objetivos almejados e resultados estabelecidos em conjunto com eles foram conquistados com êxito!

 

Aprendizado científico e prático para a concepção de metodologia inovadora

Com todo esse conhecimento, a FOCO desenvolveu e aprimorou a exclusiva metodologia CONNECT, que integra tecnologia, pesquisa e inteligência de dados para criar estratégias de comunicação e relacionamento integradas. A CONNECT é configurada por uma modelagem que inclui os seguintes protocolos:

  • Identificação e análise das partes que impactam ou podem ser impactadas pelos negócios;
  • Consulta e escuta participativa por meio de pesquisa social;
  • Gestão do Relacionamento e da Comunicação Social com as partes interessadas;
  • Gestão dos Indicadores de Vulnerabilidade Social com orientação de investimentos e articulação de parcerias para implementação de projetos sociais e ambientais nas comunidades;
  • Gestão de manifestação das partes interessadas com sistematização e controle das demandas e suas tratativas (reclamações, dúvidas, solicitações);
  • Monitoramento socioeconômico participativo;
  • Execução de projetos especiais com a criação e a gestão de canais de comunicação (off-line e on-line), redes sociais, whatsapp, website, informativos e newsletter. Produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo.
  • Assessoria, em campo para execução das ações de relacionamento: mobilização social, rodadas de diálogo, reuniões e audiências públicas.
  • Mensuração e análise de indicadores de voltadas para Licença Social para Operar (LSO) e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para acompanhamento dos resultados e correções de rota;

 

Adesão ao Pacto Global e inclusão de serviços para obtenção e manutenção dos níveis da Licença Social para Operar (LSO) abarca todo o ciclo da gestão social para empreendimentos

Agora, a FOCO dá mais um salto evolutivo. A adesão ao Pacto Global agrega ao planejamento estratégico do negócio o compromisso com seus 10 princípios universais que estão baseados em Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Ao agregar os 10 princípios na estratégia empresarial, a FOCO inicia um processo de evolução que busca, entre outros, a consolidação de três pilares:

 

1-Fortalecimento da sua atuação no mercado com acesso a ferramentas, conteúdos e diretrizes que apoiam o setor empresarial na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas estratégias de negócio;

 

2-Integração da equipe em torno de um propósito norteador de negócio com acesso a plataforma de educação do Pacto Global da ONU com treinamentos, workshops, cursos e mentorias;

 

3-Evolução dos métodos para prestação dos serviços que forneçam respostas aos dilemas de gestão social que as empresas vivenciam, com mensuração sistematizada de indicadores e o planejamento estratégico de comunicação e relacionamento voltadas a obtenção e manutenção da Licença Social para Operar (LSO).

 

A LSO não está descrita em códigos jurídicos ou normativas legais, mas é uma estratégia que busca a aceitação social dos empreendimentos, principalmente das comunidades anfitriãs (SANTIAGO, 2018), e eleva a reputação e o reconhecimento social das companhias. Trata-se de um conceito criado pela indústria extrativista mineral “inventado por negócios, para negócios”. As grandes empresas, principalmente aquelas ligadas à mineração, atentaram-se, a partir dos anos 2000, que os atores locais precisam ser inseridos no processo de gestão das empresas, buscando identificar e reduzir riscos sociais que podem levar, no limite, ao fechamento das operações devido a conflitos com os públicos de relacionamento, chamados de stakeholders.

Além disso, a sociedade passou a questionar, nas últimas décadas, a falta de comprometimento das indústrias com os desafios sociais, que não serão resolvidos somente pela atuação do Estado. Nesse sentido, a concepção do conceito de LSO envolveu também a reflexão de que o atendimento aos requisitos legais é insuficiente para atender às crescentes demandas da sociedade e às expectativas das comunidades, que frequentemente excedem as questões legais, mas já são entendidas como fundamentalmente necessárias para a mitigação dos impactos socioambientais causados pelas empresas (SANTIAGO, 2018).

A obtenção e a manutenção da LSO são o estágio mais avançado que uma empresa pode atingir em termos de legitimação das atividades operacionais frente a uma sociedade que, cada vez mais, cobra das empresas mais responsabilização ambiental, social e econômica. As comunidades com as quais as companhias dividem território também passaram a exigir mais participação nos processos de tomada de decisões que irão impactá-las e aumentaram suas expectativas de angariar benefícios em contrapartida aos impactos gerados pelas corporações em suas diversas dimensões existenciais (SANTIAGO, 2018).

 

Gestão Social como base para o alcance da LSO e da legitimidade corporativa

A conquista de bons resultados no trabalho de relacionamento com comunidades, com geração de valor compartilhado, se dá quando, simultaneamente, os objetivos econômicos das empresas são contemplados e as condições sociais, ambientais e econômicas das localidades em que operam são aprimoradas por ações empresariais. Nessa perspectiva, o futuro das empresas está intrinsecamente ligado ao destino das comunidades (SANTIAGO, 2018). 

A obtenção e a manutenção da LSO não ocorrem naturalmente. Essas conquistas são alcançadas somente a partir de um trabalho consistente, coerente e convergente de gestão da comunicação, relacionamento e dos investimentos socioambientais junto às comunidades. Esse trabalho deve ser realizado por meio de técnicas de pesquisa social, que contemplem a escuta ativa dialógica das partes interessadas; de diagnósticos aprofundados caso a caso; do mapeamento de públicos; do georreferenciamento e sistematização das demandas de stakeholders; da geração e análise de indicadores de controle e de correções de rota; de recomendações de investimentos socioambientais e análise de projetos e parcerias institucionais,  planos de ação e intervenção a serem incorporados às estratégias corporativas; e da promoção de uma comunicação relacional dialógica em consonância com todo esse processo. Essa estratégia leva à adesão desses stakeholders aos negócios das empresas e à consequente obtenção e manutenção da Licença Social para Operar (LSO) para suas operações e, consequente, fortalecimento da reputação empresarial.

Todo esse processo de gestão social é ofertado pela FOCO, que, com a ampliação de seu escopo, aumenta seu potencial de entrega de soluções para problemas complexos de comunicação e relacionamento, posicionando-se cada vez mais como uma empresa especialista no ramo, que oferta serviços de qualidade realizados por profissionais com habilidades e conhecimentos especializados.

Vida longa à FOCO!

 

Autores

Carolina Brauer

Fabrício Soares

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SANTIAGO, Ana Lúcia Frezzatti. Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social – Confiança e Engajamento das Comunidades Anfitriãs. Belo Horizonte: Ed. Letramento, 2018.

KUNSCH, Margarida M. Krohling.  MARQUES, Ângela Cristina Salgueiro; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; LIMA, Fábia Pereira (ORG). Comunicação Organizacional: aportes teóricos e metodológicos. In Comunicação Organizacional: Vertentes Conceituais e Metodológicas. Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (II SICO). Volume 2. 1ª edição. Belo Horizonte: PPGCOM 2017.