O mercado sabe qual é a proposta de valor que sua empresa oferece?
Nos anos 1960, havia poucos métodos de análise e mensuração da efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados. Mas foi então que, a partir dos anos 2000 o marketing digital, que é a promoção de produtos ou marcas por meio de mídias digitais, passou a se estruturar. O marketing digital cria conexões e possibilidades de interatividade, fortalece marcas e realiza melhores vendas. Com os canais digitais, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes, comunicando-se com o público de forma direta, personalizada e no momento certo. Isso cria mais oportunidades para as empresas e direciona as estratégias.
Desde então, sabe-se que é essencial que o mercado conheça a fundo as soluções que as empresas oferecem, seus valores e expertises. Afinal, a comunicação com o mercado é o que garante o sucesso da marca e, consequentemente, mais fechamentos de parcerias e contratos. Saber como fazer esse investimento é a chave para o sucesso dos negócios.
Como fazer a comunicação de marca de forma transformadora?
Para exemplificar essa dúvida e facilitar a compreensão, falaremos um pouco sobre como estamos fazendo a Comunicação de Marca de um dos nossos clientes mais importantes.
No início de 2022, iniciamos a elaboração e execução da estratégia de comunicação de marca da Ferreira Rocha Assessoria e Serviços Socioambientais. A base do trabalho, que está em andamento,é criar conexões conscientes e inconscientes entre a marca e seus públicos-alvo, fundamentais para a escolha do cliente no momento da sua decisão de compra.
“Convergência, coerência e consistência”é a metodologia adotada pela nossa equipe de profissionais para fazer a comunicação de marca eficiente.Convergência entre os canais de comunicação, coerência de conteúdo alinhado ao posicionamento, propósito e valores da marca e, por fim, consistência da comunicação com gestão de prazos e cronogramas.
O desenvolvimento e a execução daestratégia de comunicação com o mercado, contempla seis grandes objetivos:
- Ampliar a visibilidade da atuação da empresa nas redes sociais.
- Estabelecer uma agenda positiva de comunicação.
- Interagir com a audiência sobre os principais temas, conceitos e metodologias.
- Produzir conteúdo de interesse para os públicos-alvo do negócio.
- Consolidar canais de comunicação externos.
- Padronizar identidade visual e normatizar seu uso pelas equipes internas.
Desenvolvimento da comunicação de marca
Onosso trabalho foi iniciado com um briefing detalhado sobre as expectativas e necessidades de comunicação da empresa. A partir daí,foi realizada uma análise criteriosa de toda documentação institucional, com o objetivo de consolidar e sugerir o posicionamento e as mensagens-chave que devem ser comunicadas ao mercado. Além disso, foi definido também o perfil da persona, ou seja, as características pessoais, sociais e econômicas da pessoa com quem a Ferreira Rocha deseja se comunicar.
Todo o processo contemplou a concepção da estratégia, o planejamento e a execução da comunicação, a criação da identidade visual, a gestão das redes sociais – Instagram e Linkedin –, a produção de conteúdo para essas redes, a criação do site institucional etambém a gestão e disparo do newsletter“FR Radar”.
Resultados gerados
Os resultados de performance como alcance, engajamento e autoridade são acompanhados e analisados mensalmente e, assim, a estratégia é retroalimentada com novas sugestões de melhoria contínua.
Até aqui, podemos destacar os seguintes resultados:
- Elaboração do Planejamento Estratégico de Comunicação com desenvolvimento do posicionamento institucional, mensagens-chave e atributos de valor da marca.
- Padronização do perfil da persona para devido direcionamento de comunicação.
- Diagramação, controle de mailing e gestão de disparo mensal da newsletter“FR Radar”.
- Atualizações periódicas e constantes de conteúdo nas redes sociais.
- Planejamento mensal de pautas com publicações semanais nas plataformas Linkedin eInstagram.
- Acompanhamento dos indicadores de performance,com apresentação dos quantitativos de interação nas redes sociais (curtidas, comentários, compartilhamentos).
- Desenvolvimento de site institucional, moderno, dinâmico, atrelado à identidade visual e posicionamento de mercado, com direcionamento para redes sociais, e-mail de contato, “fale conosco” e telefone.
- Revitalização do Linkedin, gestão de conteúdo, acompanhamento das métricas.
- Criação do perfil no Instagram, gestão de conteúdo e acompanhamento das métricas.
- Elaboração do manual de padronização da identidade visual para compartilhamento com o público interno.
- Desenvolvimento de identidade visual, padronização de cores, formatos e linguagens.
- Criação de folder institucional.
- Gravação e edição de vídeos para web.
O que aprendemos até aqui é quefazer a comunicação entre a marca e seus públicos-alvo não é tarefa fácil. Encontrar o tom de voz adequado, definir a persona, desenvolver a identidade visual da marca e produzir conteúdo relevante são alguns desafios que fazem parte desse processo.
Sobre a FOCO Inteligência de Relacionamento
Somos uma consultoria especializada na gestão de comunicação e relacionamento com stakeholders e oferecemos soluções e serviços especializados para apoiar os gestores, no desafio de fazer a comunicação de marca efetiva e transformadora, sendo:
➡ Diagnósticos socioeconômicos e pesquisas de percepção.
➡ Avaliação da comunicação corporativa.
➡ Planejamento estratégico de comunicação interna e externa.
➡ Elaboração do Programa de Comunicação Social (em processos de licenciamento ambiental).
➡ Execução da comunicação de marca com elaboração de posicionamento e mensagens-chave, produção de conteúdo e gestão de canais de comunicação internos e externos, incluindo redes sociais e site institucional.
A Ferreira Rocha é parceira da FOCO desde 2020 e já trabalhamos juntas em diversos projetos de relacionamento com stakeholders, diagnósticos e pesquisas avaliativas. Seus profissionais somam conhecimentos e habilidades junto à nossa equipe de especialistas para agregar ainda mais valor aos nossos resultados.
Autor: Fabrício Soares