O que é educação corporativa
Você já deve ter se deparado com essa expressão algumas vezes na sua caminhada profissional. Educação corporativa parece ser um tema simples, mas ainda é dúvida para muitos gestores de comunicação e recursos humanos. Vamos à sua origem: a terminologia nasceu no Brasil em meados dos anos 90 da necessidade de tornar as empresas mais competitivas, a partir do engajamento de seus times, em disciplinas voltadas para seu core business. Busca, portanto, desenvolver competências fundamentais em colaboradores, parceiros e fornecedores de uma companhia, a fim de contribuir para o aumento da produtividade, crescimento e sustentabilidade do negócio.
<br>
É uma atividade direcionada tanto para o público interno quanto para o externo e visa também engajar cada vez mais esses stakeholders na cultura da empresa, gerando valor tanto para eles quanto para a própria organização.
Mas você pode estar pensando: não é a obrigação do próprio colaborador buscar esse conhecimento? Há várias respostas para esse questionamento, mas fato é que muitas universidades – sejam elas públicas ou privadas -, não alcançam todo saber necessário para determinado setor ou segmento de mercado. Deste modo, as empresas começaram a ver a necessidade de construir conteúdos proprietários para contribuir na construção de colaboradores mais engajados e preparados para os desafios do negócio.
Geração de valor
Em um mercado cada vez mais competitivo, a educação corporativa se tornou uma ferramenta não só de formação, mas também de retenção de talentos. O aprendizado torna-se um valor importante na hora da decisão de ficar ou deixar uma companhia. Isso porque o colaborador se sente motivado e percebe o um investimento por parte da organização em sua formação profissional e pessoal: que há um interesse legítimo em seu crescimento.
Uma pesquisa divulgada este ano do LinkedIn ouviu mais de 6.600 profissionais em todo mundo e apontou que 94% dos colaboradores enxergam os benefícios da educação no ambiente corporativo. O mesmo número respondeu que ficaria mais em uma companhia que investe em aprendizado e desenvolvimento que em qualquer outra.
Produção de conteúdo
Para ter um real engajamento do colaborador, a empresa precisa investir em conteúdos ricos de informação relevante e também em formatos inovadores que prendam a atenção do seu público. Jogos colaborativos, trilhas de aprendizagem, quizzes, vídeos, infográficos e cursos cada vez mais digitais são a grande tendência da educação corporativa.
Para 2020, especialistas apostam em recursos tecnológicos para potencializarem o aprendizado de seus colaboradores. Das diversas variáveis que o ensino online permite, destacam-se o microlearning – disposição de pílulas de conteúdo de fácil assimilação e flexibilidade de acesso – e o machine learning, que utiliza algoritmos para oferecer cursos personalizados e de acordo com a necessidade individual de cada colaborador.
A força do EAD
O Ensino à Distância se tornou, mesmo antes da pandemia, o formato mais democrático para a construção de um aprendizado robusto e efetivo. Empresas com filiais em diversos estados ou até países encontram nesse formato de ensino uma solução para dar capilaridade, nivelar conhecimento e oferecer oportunidade para todos os seus colaboradores se capacitarem. O mercado hoje dispõe de diversas plataformas para hospedarem cursos de forma fluida, que permitem mensurar acessos e o engajamento do time.
Educação como pilar
A educação corporativa se configura em uma excelente aliada ao crescimento do seu negócio, gerando oportunidades de aprendizado, reforço de cultura e valorização do colaborador. Conteúdos relevantes e apoiados por tecnologias de ponta irão fazer com que a produtividade cresça e a empresa seja desejada, aumento o EVP (Employee Value Proposition) e, consequentemente a reputação junto a outros públicos. Aqui na FOCO, a educação é uma disciplina transversal a todo nosso trabalho. Quer conhecer mais sobre educação e comunicação? Preencha o formulário abaixo que entramos em contato.