Cultura Organizacional: o que é e qual sua importância?

Em um cenário desafiador, que demanda das empresas cada vez mais adaptabilidade, a Cultura Organizacional se torna cada vez mais relevante e necessária nas corporações. Muito se fala de cultura nas empresas, mas o que é ela de fato?

Há diversas definições de Cultura Organizacional. Em resumo, são os valores intangíveis que regem uma empresa e a conduzem para a conquista de suas estratégias de negócio. Em outras palavras, é o jeito de ser e fazer impresso nas lideranças e nos colaboradores. Uma cultura bem trabalhada contribui para a atração e retenção de talentos, conquista de bons resultados, gestão de crises, engajamento e pertencimento de colaboradores, entre outros.

A Cultura é percebida pela forma como uma organização atende seus clientes, conduz seus negócios, trata seus colaboradores e trabalha o clima dentro da empresa. Ela é medida pelas ações das lideranças e liderados na condução de suas tarefas e expressa a real identidade e administração da organização.

Uma empresa com uma cultura forte e valores bem definidos tem muito mais chances de se recuperar de uma crise com mais facilidade e alcançar resultados mais satisfatórios. Uma pesquisa da consultoria PWC, realizada em 2019, ouviu 254 empresas brasileiras sobre o impacto da cultura organizacional no futuro dos negócios, dentre elas as 50 mais amadas pelos colaboradores no Brasil. O estudo apontou que 76% de todos os ouvidos consideram que a Cultura Organizacional é um tema relevante na agenda da alta liderança e uma forte razão para atrair e reter pessoas – no recorte das 50 mais amadas, esse indicador é de 100%.

O papel da comunicação

A Comunicação Corporativa é fundamental no reforço da Cultura Organizacional. Além de a área contribuir com o setor de Recursos Humanos na realização de pesquisas para a identificação e construção de valores e propósito da empresa, é por meio dela que a cultura é reforçada entre os colaboradores. É ela a responsável por treinar as lideranças, que são grandes responsáveis pela reverberação dos valores aos seus liderados. A liderança é diretamente responsável pela formação da cultura e, consequentemente, pelos resultados dos negócios. Os canais de comunicação também são essenciais para que cada dimensão da cultura seja trabalhada com clareza e efetividade com toda corporação.

A Cultura Organizacional, portanto, é fundamental para o sucesso de uma empresa e deve ser trabalhada constantemente por meio de uma parceria entre Recursos Humanos e Comunicação para sua disseminação. É preciso revisitá-la periodicamente e medi-la para

buscar oportunidades de melhora e ajustes com o objetivo de manter as lideranças e colaboradores engajadas no propósito da corporação.

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Exemplo da importância da cultura em uma organização

As empresas A e B são do mesmo setor e reconhecidas pelo excelente atendimento ao cliente, com CEOs influenciadores e inspiradores de grande relevância no mercado.

A empresa A não tem clareza de seu propósito e não trabalha a cultura organizacional com seus líderes e colaboradores, visando apenas o alcance de resultados e uma comunicação focada em geração receita.

A empresa B tem um propósito claro, valores bem estruturados e trabalha de forma contínua a cultura organizacional com todas as lideranças, que a exercitam cotidianamente em suas tarefas e nas tomadas de decisão.

Em um cenário em que os dois CEOs saem da empresa para a chegada de um novo executivo, é bem provável que tenhamos duas realidades diferentes:

1) A excelência do atendimento da empresa A era um traço do CEO e, sem a liderança dele, esse atributo perde a força.

2) Já a empresa B tinha no bom atendimento uma prática que ultrapassa qualquer liderança, porque essa característica faz parte do DNA da corporação – é o jeito de ser de todos os colaboradores.